terça-feira, 30 de agosto de 2011

Estudantes focam no Enem de olho em universidades do país


Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press


A possibilidade de concorrer a vagas em até cinco universidades federais com a realização das mesmas provas é o grande foco dos estudantes pré-vestibulandos para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio 2011 (Enem), que será realizado em todo o país nos dias 22 e 23 de outubro, por cerca de 4, 5 milhões de estudantes brasileiros.

No Rio Grande do Norte, os vestibulandos que se preparam para o Enem também vivem a expectativa para a realização do exame. A estudante do pré-vestibular do Overdose Colégio e Curso, Maria Helena irá realizar o Enem pela segunda vez, com a perspectiva de ingressar no curso de Medicina em uma universidade federal.

"No ano passado eu fiz para sentir como era o nível da prova e fazer uma melhor preparação para o vestibular. Eu aprendi que além de estar exercitando o raciocínio é preciso estar bem concentrado até o fim das provas", contou Maria Helena que pretende usar o desempenho no Enem para tentar ingressar no curso de Medicina.

O professor de História François conta que o perfil do Enem avalia o conhecimento do estudante durante toda a formação escolar, além de temas da atualidade. "As questões geralmente são contextualizadas e embasadas em temas de discussão nos dias atuais", disse o professor.

Na prova de Ciências Humanas que englobará conhecimento das disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, o professor reforça algumas dicas importantes que podem ser cobradas, como os conflitos internacionais, acidente nuclear e o atual cenário econômico mundial.

"A prova tem um caráter bem abrangente, onde as questões são interdisciplinares, por isso é importante ler e comparar as afirmativas, antes de escolher a resposta que será a correta", enfatizou François.

A estudante Sara de Oliveira que pretende ingressar no curso de Engenharia Civil no vestibular 2012 da UFRN, quer aproveitar o Enem para melhorar a sua preparação. "O foco principal é na UFRN, mas como o estilo de provas será semelhante é uma forma de ter uma boa avaliação da preparação", contou Sara. A estudante ressalta ainda que a rotina de estudos para o Enem passa por realizações de simulados e aulões nos finais de semana.

No dia 22 de outubro serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No dia 23 serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. As provas terão 5h30 de duração.

A novidade deste ano será que o candidato deverá verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas no seu cartão-resposta e contém qualquer defeito gráfico que impossibilite a resposta às questões, em um tempo determinado antes do início da realização das provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário