domingo, 12 de setembro de 2010

Pesquisa mostra definição no 1º turno

A 21 dias das eleições, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) mantém a liderança na disputa para o governo do Estado. A mais recente pesquisa Sinduscon/Ibope mostra a candidata do DEM com 50% da preferência do eleitorado, na pesquisa estimulada. Já o governador Iberê Ferreira (PSB) está com 23%. O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) surge na terceira colocação com 12%. Roberto Ronconi (PTC) está com 1% de intenção de voto.
Os candidatos Camarada Leto (PCB), Bartô Moreira (PRTB), Sandro Pimentel (PSOL) e Simone Dutra (PSTU) não pontuaram na nova rodada da pesquisa Sinduscon/Ibope.
Por essa estatística, se o pleito eleitoral fosse hoje, o Rio Grande do Norte não teria segundo turno, já que a senadora Rosalba Ciarlini tem 14 pontos percentuais de diferença na somatória dos demais candidatos ao governo. Ela seria eleita com 58% dos votos válidos.
No comparativo com a última pesquisa, divulgada no dia 30 de agosto, a senadora Rosalba Ciarlini cresceu 5 pontos percentuais. Já Iberê Ferreira caiu 2 pontos percentuais e o candidato Carlos Eduardo cresceu 1 ponto percentual.
O comportamento do eleitorado por região aponta que a maior preferência por Carlos Eduardo é na Grande Natal, onde ele está com 33% e o menor percentual do pedetista é no Oeste, onde ele está com 2%.
Iberê Ferreira tem o principal eleitorado no Agreste, com 31%. O menor número de eleitores dele está na Grande Natal com 15%. Rosalba Ciarlini tem o maior eleitorado do Oeste com 67% e o menor número de eleitores da candidata do DEM está no Leste do Estado com 43%.
Na pesquisa espontânea, na qual não é apresentada a lista dos candidatos ao entrevistado, Rosalba Ciarlini fica com 31%, enquanto Iberê Ferreira está com 13%. Carlos Eduardo, na pesquisa espontânea, aparece com 6%. Responderam “branco ou nulo”, na espontânea, 7%. 41% dos entrevistados declararam que estão indecisos.
A pesquisa Sinduscon/Ibope entrevistou 812 pessoas no período de 8 a 10 de setembro. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo 26092/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 29245/2010. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Governo Lula tem aprovação de 87% no RN
O Sinduscon/Ibope questionou os entrevistados sobre a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 52% dos potiguares consideram ótima a administração, 35% consideram boa. No somatório de ruim e péssimo a estatística é de 3% do eleitorado. 9% dos entrevistados pelo Sinduscon/Ibope responderam que a administração é regular. Na análise por região, a melhor avaliação do presidente Lula está na Central, onde 62% dos entrevistados responderam que a administração é “ótima”. Na Grande Natal 4% do eleitorado considera “péssima”.
A pesquisa Sinduscon/Ibope também avaliou a administração do governador Iberê Ferreira (PSB). 24% dos entrevistados consideraram boa e 36% consideraram regular. O somatório dos que entrevistados que responderam ruim e péssimo foi de 20%.
A administração de Iberê Ferreira é avaliada como ótima por 7% do eleitorado. Já na pergunta se aprova a maneira do governador Iberê  Ferreira administrar, 47% responderam aprovar e outros 33% desaprovam. 21% dos entrevistados preferiram não responder. No comparativo com a pesquisa Sinduscon/Ibope divulgada no dia 30 de agosto, a aprovação do governador caiu 2 pontos percentuais.
Garibaldi tem 60% e Agripino 54%
Na quarta rodada de pesquisa Ibope, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo n.º 26092/2010, o senador Garibaldi Filho (PMDB) continua liderando, desta vez com 60% das intenções de voto; José Agripino Maia (DEM) está em segundo, com 54%; e a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) é a terceira colocada, com 35%. Em quarto lugar, aparece o candidato  do PT, Hugo Manso, com 6% das intenções de votos. Joanilson de Paulo Rêgo (PSDC), Sávio Hackradt (PC do B), Dário Barbosa (PSTU), Valdemar Soares (PSOL) e Ronaldo Garcia (PSOL) registraram 1%; Clóvis Costa (PTC) e Alexandre Guedes (PSTU) não pontuaram. 18% dos entrevistados citaram apenas um candidato; 15% disseram votar branco ou nulo; e há 7% de indecisos. Os números Sinduscon/Ibope somam o primeiro com o segundo voto.
No comparativo da nova pesquisa Sinduscon/Ibope, com a do mesmo instituto divulgada no último dia 30, houve variações no percentual dos principais candidatos ao Senado. José Agripino Maia foi quem apresentou a maior alteração positiva, 7% de crescimento em relação à pesquisa anterior, quando pontuara 47%. O senador Garibaldi Filho elevou a preferência no eleitorado em 6%; já Wilma de Faria baixou 5% as intenções de votos. Entre os representantes das principais coligações, Hugo Manso e Sávio Hackradt mantiveram os mesmos percentuais.
Na pesquisa espontânea, o senador Garibaldi Alves se mantém na liderança, com 32% das intenções de votos; seguido por José Agripino Maia, com 28%; e Wilma de Faria, com 13%.
A pesquisa Sinduscon/Ibope mostrou também a votação dos candidatos ao Senado por região. O melhor desempenho do senador peemedebista é na região Central, onde ele alcança 72% das intenções de votos; José Agripino obteve a maior votação na região Oeste, onde pontuou 59%; e a ex-governadora teve o desempenho mais satisfatório na região Leste, onde registrou 39% da preferência do eleitorado.
O pior desempenho de Garibaldi Filho foi na região Leste, onde aparece uma margem de 54%; O senador democrata e a ex-governadora Wilma de Faria apareceram com os registros mais insatisfatórios na região Central. Ele com 48% das intenções e ela com 29%.
Presidência
A pesquisa Sinduscon/Ibope revelou também que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, continua com a preferência do eleitorado do Rio Grande do Norte, com 58% das intenções de votos; o candidato do PSDB, José Serra, aparece em seguida, com 24%. Marina Silva, do PV, registrou 8%; Eymael (PSDC), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e José Maria (PSTU) não pontuaram. 2% do eleitorado potiguar disseram votar  branco ou nulo e os indecisos somam 4%. Em um comparativo com a análise de intenção de votos anterior, a candidata Dilma Rousseff perdeu 3% da preferência do eleitorado, enquanto que o tucano José Serra elevou o percentual em 2%. Marina Silva também elevou o percentual em 1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário