segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O "vale tudo" na campanha anti-Dilma

A campanha demo-tucana neste segundo turno para Presidência da República chegou ao limite do absurdo. O que começou como uma tentativa de mudar o foco da discussão programática e ideológica, deixando de lado um plebiscito entre os dois modelos de governo, acabou se tornando uma verdadeira corrente onde o maior objetivo passou a ser o marketing do bem e do mal: o candidato do PSDB José Serra aparecendo como "do bem" e a candidata do PT Dilma Rousseff sendo representada como o contrário. Essa é apenas uma evidência de que para o PSDB/DEM vale tudo para se voltar ao poder.

A campanha da oposição deixou de ser pró-Serra e passou a investir no "anti-Dilma", para assim poder alavancar os índices de rejeição da candidata petista. A estratégia maior, sem dúvida, foi o envolvimento da comunidade religiosa. O marketing serrista investiu na sensibilização dos fiéis para mostrar que Dilma era atéia. Com a ajuda de alguns líderes religiosos (padres, pastores, etc) o boato se tornou "verdade absoluta" a curto prazo.

"Santinho" de José Serra com mensagem religiosa. Panfletos como esse estão sendo distribuídos inclusive dentro de algumas igrejas do nosso país

Outro tipo de panfleto apelativo distribuído entre os religiosos. Mensagem manuscrita na parte inferior do papel exibe o pedido de voto para Serra

Notícia recente divulgada no blog do jornalista Luiz Carlos Azenha mostra que a Polícia Federal foi acionada pela justiça para realizar a apreensão de cerca de 2 milhões de panfletos que exibiam mensagem contra o PT e a candidata Dilma e que seriam distribuídos na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os panfletos haviam sido impressos numa gráfica do PSDB.

Como resposta à proliferação de boatos como esses, que chegaram inclusive aos emails na internet, a coordenação nacional da campanha de Dilma criou uma página no site oficial da petista para desmentir todas as informações falsas a seu repeito, chamada "em nome da verdade". A coordenação inclusive está dialogando com setores religiosos para minimizar essa corrente criada pela oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário