quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Matrícula da segunda chamada do Prouni termina nesta quinta-feira

Candidatos convocados devem comprovar informações nas instituições de ensino superior. Novas inscrições serão abertas do dia 21.

Termina nesta quinta-feira, dia 17, o prazo os convocados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) realizarem as matrículas nas instituições particulares de educação superior em que fizeram a inscrição. É necessário comprovar as informações declaradas no dia em que se inscreveram.

O Prouni distribui bolsas de estudo parciais e integrais em aproximadamente 1,5 mil instituições de todo o País. Neste ano, o programa criado em 2004 recebeu número recorde de inscrições:1.048.631 candidatos para 123.170 vagas. No ano passado, foram 822 mil inscrições, até então a maior marca. Na primeira chamada, foram pré-selecionados 117.644 candidatos — 79.823 para bolsas integrais e 37.821 para parciais. O Minsitério da Educação não divulgou o número de convocados na segunda chamada.
Após o prazo de comprovação das informações, haverá uma segunda etapa de inscrições, do dia 21 ao dia 24 próximos, para preencher vagas que ficaram disponíveis. Podem se candidatar os candidatos que não foram pré-selecionados na primeira etapa, os pré-selecionados para cursos que não tiveram formação de turma e os que não se candidataram durante o primeiro prazo.
Os pré-selecionados que conseguiram a bolsa de estudos na primeira etapa estão impedidos de fazer nova inscrição. São candidatos nessa nova etapa os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e tenham atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (em ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). O candidato não pode ter tirado nota zero na redação.

Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio; para bolsa parcial, renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos. Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular, na condição de bolsista integral.
A consulta ao resultado da segunda chamada deve ser feita no site do Prouni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário