quinta-feira, 28 de julho de 2011

Feirinha de Sant´Ana deve reunir 10 mil pessoas hoje em Caicó

inácia santosFeirinha ocorre durante o dia no largo da Matriz de Sant´Ana, em CaicóFeirinha ocorre durante o dia no largo da Matriz de Sant´Ana, em Caicó.
 


A "Feirinha de Sant'Ana", evento tradicional que ocorre dentro dos festejos da padroeira da Diocese de Caicó, ocorre hoje com a presença de milhares de pessoas que se reúnem principalmente no largo da Catedral em uma grande confraternização para prestigiar as comidas típicas da região que são comercializadas durante o evento. A abertura oficial está prevista para as 9h com a benção do pároco, monsenhor Edson Medeiros.

De acordo com Péricles Carreiro, um dos coordenadores da Feira, a paróquia de Sant'Ana monta 15 barracas, onde são comercializados produtos típicos, como carne de sol, arroz de leite, feijão verde, paçoca, carneiro, buchada, xerém, sarapatel, queijo, doces, bolos e filhóis com mel.

Cada barraca tem um responsável que trabalha voluntariamente para ajudar a paróquia, sendo os casais da Equipes de Nossa Senhora, Apostolado da Oração, Catequese e Acolhimento, ECC - Encontro de Casais com Cristo, além dos clubes de serviço como o Rotary e Lions, entre outros.

A expectativa dos organizadores é que o evento reúna um público estimado em 10 mil pessoas. "Nós destacamos que esse público, ele é flutuando, ou seja, são pessoas que vão e vem o dia todo. Alguns param, bebem, comem, depois saem, passeiam, e assim sucessivamente", disse Péricles Carreiro.

Sobre a história da Feira, monsenhor Antenor Salvino de Araújo, pároco emérito de Sant'Ana nos contou que a feira começou há pelo menos 50 anos, não sabendo afirmar uma data com precisão, mas, adiantou que as primeiras barracas foram montadas na Rua Manoel Vale, no centro da cidade, distante um pouco da Catedral, e foi no auge do episcopado de Dom Heitor de Araújo Sales, que mudou o local.

Quando o monsenhor Antenor Salvino, assumiu o paroquiato de Sant'Ana, decidiu criar um Conselho Administrativo, e então realizar as mudanças necessárias na feirinha. "Aos poucos, com o passar dos anos, o evento se modificou, crescendo mais e mais, chegando ao que é atualmente", disse.

Além das barracas montadas pela comissão da festa, as pessoas que moram em ruas próximas da Catedral, também se confraternizam recebendo parentes e amigos com mesa farta de alimentos.

Bebida

Para este ano, a grande mudança no evento foi a proibição da venda de bebida alcoólica no espaço que é da Catedral de Sant'Ana, que inclusive é delimitado. Qualquer tipo de bebida que contenha álcool não pode ser comercializada pela paróquia ou por qualquer outra pessoa, por determinação da Diocese.

Indagado sobre como analisava a proibição, Péricles Carreiro, disse que acredita que haverá um ganho em outros setores. "Se perdemos com a não comercialização das bebidas alcoólicas, ganhamos na vivência da essência da feira. Financeiramente nós perdemos, mas culturalmente nós vamos ganhar. Todos irão se voltar para o sentido tradicional do evento", disse.

A feirinha de comidas típicas da festa de Sant'Ana de Caicó, ainda é palco de encontro das principais lideranças políticas do Rio Grande do Norte. Vários, prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais e senadores virão à Caicó para prestigiar. A governadora Rosalba Ciarlini confirmou presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário