quinta-feira, 1 de julho de 2010

Energia // RN disputa parque eólico com Ceará

Uma das maiores empresas de energia do mundo, a espanhola Acciona Energia, estuda implantar um parque eólico no Brasil, faltando decidir se o local escolhido será o Rio Grande do Norte ou o Ceará. A informação foi divulgada durante o All About Energy, evento sobre energias renováveis, realizado no Centro de Convenções do Ceará.

A Acciona já instalou, em todo o mundo, até dezembro de 2009, 7.702 megawatts (MW) de energia eólica. Também já implantou, para si e para terceiros, 271 parques eólicos com um total de 7.275 aerogeradores, fazendo dela a líder mundial em promoção e construção de instalações eólicas. A potência instalada pela Acciona na Espanha soma 5.945 MW (77% do instalado no resto do mundo). Os parques de propriedade da empresa somam 213.

Os parques eólicos instalados pela Acciona se dividem em 14 países: Espanha, Estados Unidos, Canadá, México, Austrália, Índia, Coreia do Su, Alemanha, Italia, Portugal, Grécia, Hungria, França e Marrocos.

Segundo informações divulgadas no All About Energy, a negociação pretende dar participação ou propriedade à Acciona em algum empreendimento que produza energia eólica. A comercialização do quilowatt-hora foi o motivo para que a empresa começasse a desenvolver tecnologias e iniciasse a fabricação de boa parte das peças necessárias para produzir energia, como aerogeradores e hélices.

A possibilidade de gerir uma usina geradora no Brasil, de acordo com a Acciona, não determina que ela também vá fabricar os materiais e a companhia admite que a compra de peças de outras empresas é possível. A gestão e comercialização da energia são principal foco da empresa no setor.

A empresa afirma que a participação dos poderes públicos estadual e federal, através de leilões e outros incentivos à produção de eólica, foram fundamentais para a atuação da companhia.

O Rio Grande do Norte detém a maior parte dos empreendimentos inscritos no segundo leilão de energia eólica, que será realizado em agosto, com 133 centrais eólicas (3.869 MW) e uma térmica a biomassa (48 MW) para o Leilão Federal de fontes alternativas. O Ceará vem em seguida, com 106 parques eólicos (2.348 MW). Em todo o Brasil, o leilão teve o cadastramento de 478 usinas com capacidade total de 14.529 MW na Empresa de Pesquisa Energética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário