quarta-feira, 7 de julho de 2010

São João do Sabugi desbanca Acari e assume a liderança no ranking do IDEB

O município de Baraúna foi um dos que tiveram melhor recuperação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no ano passado, segundo os dados do Ideb divulgados ontem. Com média 2,2, nas escolas da rede municipal, Baraúna ocupava o 159ª lugar num ranking com 167 municípios. No ano passado, a média subiu 4,1 e ele passou a ocupar o 14º lugar. Destaque também para o município de Passagem, na região Agreste. Do 144º para o 13º lugar.

São João do Sabugi assumiu o primeiro lugar, com média 5,3 para as escolas do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Apesar de ter melhorado a nota (de 4,7 para 5,0) Acari caiu para o segundo lugar. Cruzeta subiu do 21º para o terceiro e São José do Seridó, do nono para o quatro lugar no ranking estadual.

O Seridó colocou seis município em os dez mais bem posicionados no Ideb do Rio Grande do Norte. O Oeste participa com três – Mossoró, Felipe Guerra e Apodi, e o Agreste com um: Lagoa Nova.

Parazinho, Pedro Avelino, Riacho da Cruz, Caiçara do Norte e Espírito Santo dividem a lanterna do Ideb. A nota 2,3 é menos da metade da média do Rio Grande do Norte. Esses municípios deverão receber atenção especial do MEC nos próximos dois anos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira lembra que as notas são preliminares. Os municípios terão prazo de 60 dias para questionar os resultados. Em escolas com queda acentuada, poderá haver problemas como erro no envio dos dados sobre frequência escolar para o MEC.

Fonte: Tribuna do Norte

Correção: Os dados contidos na postagem anterior referentes ao IDEB, divulgados no Blog do Marcos Dantas e reproduzidos aqui, estão equivocados. Ao invés de 92.4, as notas corretas foram 4.8 (4ª Série/5º Ano) e 4.1 (8ª Série/9º Ano), na rede de ensino estadual, segundo dados colhidos no próprio site do IDEB. Agradeço aos amigos que enviaram comentários dando conta do erro existente na postagem. De qualquer forma, é um resultado muito positivo para o município. Os educadores acarienses estão de parabéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário