quarta-feira, 21 de julho de 2010

Férias: descansar ou estudar?

Julho é tradicionalmente o mês de férias escolares no Brasil. Mas e quem está se preparando para os vestibulares, também pode se dar ao luxo de descansar por um mês inteiro, deixando de lado livros e apostilas? A resposta é não. Como tudo que fazemos, o ideal é encontrar o equilíbrio, um meio termo entre os estudos e a diversão.

O correto é não se afastar dos estudos, elaborar um esquema ou planejar o tempo de modo que descanse e estude sempre. “Não pratique os extremos. Não só se divirta, nem só estude. Procure as atividades que ofereçam diversão e estudos ao mesmo tempo”, aconselha o coordenador geral do cursinho CDF, Raniere Sá.

Ainda segundo Raniere, os alunos de pré-vestibular e cursinhos não têm um mês todo de férias. São no máximo duas semanas de recesso que é para o vestibulando não perder o ritmo. No CDF, por exemplo, são realizados os ciclo de aulão de férias. “A proposta é que os alunos do Pré não percam o ritmo de estudo. Eles descansam no turno vespertino e pela manhã têm aula. Não precisa ser cinco horas de estudo por dia.”, explica o coordenador.

O primeiro passo para definir a proporção entre estudo e lazer nas férias é fazer uma autoavaliação sobre seu desempenho desde o início do ano. Nesse ponto, contam agilidade para resolver exercícios, conhecimento das teorias das disciplinas e facilidade para a redação.

A intenção dessa análise é diagnosticar pontos fracos para saná-los nas férias, que devem ser encaradas como um período estratégico.

E, para não perder o ritmo é que o aluno que estiver em dia com a matéria divida seu tempo da seguinte forma: 1/3 para estudo e 2/3 para diversão. Se as coisas não estão tão em ordem ou se o curso desejado é concorrido, o melhor é inverter essas proporções.

Cinemas, peças de teatro, shows, atividades esportivas, viagens, estudo de idiomas, bons programas de TV, passeios a pé pelo bairro, podem ser bons pontos de reflexão e de aprimoramento das matérias aprendidas em sala de aula.

Outra dica dos educadores é aproveitar o maior tempo ocioso nas férias para colocar a leitura em dia. “A gente orienta os alunos a aproveitar os dias de recesso para ler as obras literárias que serão cobradas no vestibular.

A revisão é realmente uma medida acertada, concordam os especialistas. Se a escola possuir plantão de dúvidas, o vestibulando deve usá-lo para resolver suas dificuldades.

E se você ainda não decidiu o curso universitário, outra dica é usar o período para conversar com profissionais da área em que está interessado em estudar. Dessa maneira, é possível conhecer um pouco mais do mercado de trabalho. Apesar das universidades também estarem em recesso, muitas estão abertas para a visitação. Antes de sair de casa, não esqueça de confirmar as datas e os horários disponíveis.

Vale lembrar que mesmo mantendo-se ligado nos estudos, é importante que o aluno mantenha o “espírito de férias”. “Embora não deixe de com afinco e dedicação, deve-se dedicar um tempinho maior para o lazer e a diversão, pois não será muito produtivo se ficar o tempo todo lamentando tudo que está perdendo”, explica Raniere Sá.

E, principalmente, pensar que, se houver um bom planejamento e perseverança, o vestibulando ´perderá´ somente um período de férias, pois a próxima poderá ser usada para comemorar a vitória a aprovação no vestibular.

Planeje os dias de folga

Confira algumas dicas para quem quer curtir as férias, mas sem esquecer do vestibular

•Leia as obras de literatura cobradas nos concursos

•Providencie os documentos necessários para as inscrições nos vestibulares e para a matrícula nas faculdades e universidades.

•Diminua o ritmo de estudos. Quem está com a matéria em dia pode dedicar duas horas por dia às apostilas para não se desligar por completo.

•Fique atento ao noticiário. Recomendado que o aluno leia, pelo menos, uma reportagem por dia, para não ficar desatualizado.

•Assista a filmes ou peças de teatro com conteúdos relevantes para os concursos.

•O mesmo vale para os livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário