sexta-feira, 11 de junho de 2010

Presidente Lula sanciona ZPE do Sertão

Ex-prefeito Ronaldo Soares, foi quem deu os primeiros passos para a criação da zona de processamento

Presidente Lula sanciona ZPE do Sertão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no início da tarde desta quarta-feira (09), a Zona de Processo Exportação do Assu, a ZPE do Sertão.

O projeto de criação da ZPE do Sertão é de autoria da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) e a idéia foi do ex-prefeito Ronaldo Soares, que deu os primeiros passos para a criação da zona de processamento.

Depois que tomou posse em 2009 o prefeito eleito do município do Assu, o bioquímico Ivan Júnior (PP), abraçou a idéia e lutou pela criação da ZPE do Sertão em várias frentes, inclusive providenciando a desapropriação de uma grande área para abrigar o empreendimento.
O que é uma ZPE?

A informação é da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação: "ZPEs são distritos industriais incentivados, onde as empresas neles localizadas operam com redução/suspensão de impostos e contribuições federais e liberdade cambial (podem manter no exterior 100% das divisas obtidas nas exportações), com a condição de destinarem pelo menos 80% de sua produção de bens e serviços ao mercado externo. A parcela vendida no mercado interno paga integralmente os impostos e contribuições incidentes nessa operação, bem como os impostos suspensos por ocasião da importação e da aquisição de insumos no mercado interno". (LS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário