domingo, 15 de agosto de 2010

Governo Lula tem aprovação de 87%

Antônio Cruz /ABrLula tem o governo considerado “ótimo” por 46% dos eleitoresLula tem o governo considerado “ótimo” por 46% dos eleitores

Além de analisar a preferência da população para o pleito de 2010, a pesquisa  Ibope/Fiern revelou também a avaliação dos Governos Iberê Ferreira e de Luiz Inácio Lula da Silva. “A maneira como Iberê vem administrando o Estado”, ou  seja, a aprovação pessoal do governador,  é aprovada  por 52%. Outros 25% responderam que desaprovam e 23% não souberam responder.

No detalhamento que varia de “ótimo” a “péssimo”, 5% dos entrevistados responderam que a administração de Iberê Ferreira é ótima e 26% disseram ser boa. Dos entrevistados, 41% responderam “regular”. Outros 7% disseram ser ruim e 6% péssima. 14% das pessoas não souberam ou preferiram não responder ao questionamento.

No cruzamento com as intenções de votos para o governo, a administração estadual tem 23% de aprovação entre os eleitores de Carlos Eduardo e 26% entre os eleitores de Rosalba Ciarlini. Por região potiguar, o governador Iberê Ferreira é melhor avaliado no Agreste, onde 41% responderam que a a gestão é “boa ou ótima”. A menor aprovação (25%) é em Natal. A aprovação pessoal do governador (a meneira como ele vem conduzindo a administração) é maior nas regiões Leste e Agreste (61%) e menor também na capital (41%). 

A administração do presidente Lula foi aprovada por 87% dos potiguares que declaram que o governo petista como bom ou ótimo. Apenas 3% disseram que a administração Lula é “ruim ou péssima”. Outros 10% afirmaram que o Governo Lula é regular. O quesito “ótimo” para gestão federal foi citado por 46% das pessoas e 41% a classificaram como boa.

Na relação da avaliação do presidente Lula com a escolha para o Governo do Estado, a aprovação do governo é uniforme entre os eleitores dos três principais candidatos. Entre os que votam na senadora Rosalba Ciarlini, a classificação “ótima e boa” tem 88%; entre os eleitores de Iberê é de 90%; entre os eleitores de Carlos Eduardo é de 86%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário