segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Poder e política na semana – 2 a 7.ago.2010

A semana começa com a expectativa pelo 1° debate entre Dilma (PT), Serra (PSDB), Marina (PV) e Plínio (PSOL) transmitido pela Band, na 5ª-feira (a partir das 22h). Dilma faz 2 dias de concentração para o evento: 3ª e 4ª-feira. Marina se concentra na 4ª. Serra não se pronuncia sobre o assunto. Enquanto isso, Sensus e Ibope vão a campo para fazer novas sondagens sobre a eleição presidencial.

Enquanto o debate não vem, atenções se voltam para a reunião de Aécio Neves (PSDB) e Indio da Costa (DEM), na 2ª-feira, no Rio. Discutem estratégias para a campanha de Serra no Sudeste. No mesmo dia, também no Rio, Dilma visita a sede do COB.

No Congresso, senadores e deputados retornam do recesso de meio de ano. Fazem o que chamam de “esforço concentrado” (sic) para votar medidas provisórias e projetos de lei que não votaram no semestre anterior inteiro em alguns dias. Entre os temas em votação, a capitalização do BNDES e as Olimpíadas de 2016.

Na 4ª-feira, FHC ministra a palestra inaugural da Flip 2010. Na 6ª, Lula vai à Caracas negociar o fim da crise entre Venezuela e Colômbia. No sábado, continua a mediação em Bogotá, onde assiste à posse de Juan Manuel Santos como novo presidente da Colômbia.

A seguir, o que move o mundinho da política na semana que começa:


Segunda (2.ago.2010)Pesquisa Sensus – o instituto termina as entrevistas de nova pesquisa sobre a eleição para presidente. Aqui, registro da pesquisa.

Dilma vai à sede do COB – na Barra da Tijuca (RJ), encontra-se com atletas e com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.

Marina em Jundiaí – visita centro de reciclagem de computadores da Itautec.

Aécio & Indio – à noite, no Rio, Aécio Neves (PSDB), candidato a governador de Minas, e Indio da Costa (DEM), candidato a vice de Serra, discutem os rumos da campanha no Sudeste.

Lula responde ao Censo 2010 – por volta das 15h, no Alvorada, recebe recenseador do IBGE. Pela manhã, tem reunião de coordenação com ministérios. À tarde, institui a política nacional de resíduos sólidos (no Itamaraty). À noite, vai à Argentina por causa da Cúpula do Mercosul, na 3ª-feira.

Tchau de Eros Grau – Diário Oficial da União anuncia aposentadoria do ministro do STF. A expectativa, agora, é pela escolha de seu sucessor.
constatação do blog: com a saída de Eros Grau, Lula vai nomer seu 9º ministro para o STF.

Fim das férias do Congresso – teoricamente, deputados e senadores voltam a desempenhar suas funções. A campanha eleitoral, no entanto, deve afastá-los do trabalho. Aqui, agenda da Câmara para a semana. Aqui, agenda do Senado.
comentário do blog: às vezes não é uma má notícia os congressistas aprovarem poucas leis. O problema é eles continuarem a receber para não fazer nada.

Presidenciáveis na Globo – o Jornal Nacional começa a exibir, diariamente, reportagens sobre o dia dos candidatos.

Zé Maria em Recife – candidato do PSTU à Presidência da República faz campanha na capital de Pernambuco.

Ivan Pinheiro no Rio – candidato do PCB à Presidência se reúne com a coordenação de sua campanha (10h) e encontra outros candidatos do partido na Cinelândia (16h).

Índices da FGV – até 6ª-feira, a Fundação Getúlio Vargas divulga dados sobre inflação e preços. Aqui, calendário de divulgação.


Terça (3.ago.2010)Dilma em concentração – usa 3ª e 4ª-feira para se preparar para o 1° debate entre presidenciáveis na TV (5ª-feira, na TV Bandeirantes).

Marina corre ao Senado – após fazer campanha em evento de instituições financeiras (no Hotel Hilton, em São Paulo), retoma suas atribuições de congressista por um instante e ajuda a aprovar projetos encalhados.

Nanicos na Record – Levy Fidélix (PRTB) e Ivan Pinheiro (PCB) são sabatinados por jornalistas da emissora e do portal "R7".

Eleição no STJ ministros escolhem novos presidente e vice-presidente do Tribunal. Também indicam nome de novo corregedor do CNJ para o Senado avaliar.

Garotinho na Cinelândia – sem Dilma, o político do PR faz comício no Rio de Janeiro.

Cúpula do Mercosul – em San Juan, na Argentina. Aqui, calendário de encontros do Mercosul.

Estádio do Corinthians – até 5ª-feira, a Tessler Engenharia apresenta à diretoria do clube projeto de estádio em Itaquera.
comentário do blog: se todos os anúncios de estádio para o Corinthians tivessem se concretizado, o time paulista já teria umas dez casas diferentes.
Inflação – Fipe divulga IPC referente a jul.2010.
Indústria nacional – IBGE divulga sua pesquisa mensal sobre o setor em âmbito nacional.


Quarta (4.ago.2010)
Dilma e Marina na concentração – a candidata do PV também tira o dia para se preparar para o debate da 5ª-feira.

Lula recebe presidente de Camarões – encontra Paul Biya, em Brasília. Depois, vai à cerimônia de apresentação de novos generais.

FHC abre a Flip – a Festa Literária Internacional de Paraty começa com palestra do tucano sobre o livro “Casa-grande & Senzala”, de Gilberto Freyre. Aqui, programação da Flip.

Correio político – a partir deste dia, partidos tem “prioridade postal” para enviar propaganda de seus candidatos (artigo 239 do Código Eleitoral).

Cesta básica – Dieese divulga estudo mensal sobre o preço dos mantimentos essenciais. Aqui, resultados de meses anteriores.


Quinta (5.ago.2010)
Presidenciáveis no debate da TV – a Bandeirantes transmite o 1° debate entre presidenciáveis das eleições 2010. Começa às 22h com participação de Dilma (PT), Serra (PSDB), Marina (PV) e Plínio (PSOL). O 1° debate da história da internet será em 18.ago.2010, organizado pelo UOL e pela Folha de S.Paulo.

Mais nanicos na Record – Eymael (PSDC) e Rui Costa Pimenta (PCO) são sabatinados por jornalistas da emissora e do portal “R7”.

Custo de vida em São Paulo – Dieese divulga pesquisa mensal sobre o assunto. Aqui, resultados de meses anteriores.

Agricultura – IBGE divulga seu Levantamento Sistemático da Produção Agrícola.


Sexta (6.ago.2010)
Pesquisa Ibope – o instituto termina as entrevistas de nova pesquisa sobre a eleição para presidente. Aqui, registro da pesquisa.

Lula na Venezuela – na tentativa de reconciliar venezuelanos e colombianos, vai à Caracas conversar com Hugo Chávez.

Dilma e Lula em BH – a agenda de Dilma indica que, antes de embarcar para a Venezuela, Lula faz campanha com ela em Belo Horizonte.
comentário do blog: há também a possibilidade de Lula não ir a BH. Nesse caso, fica a dúvida: Dilma mantém o comício em MG ou desiste?

Marina em Ribeirão Preto – visita os arredores da cidade paulista para conhecer projetos ligados à educação.

Dinheiro de campanha – partidos, coligações e candidatos devem divulgar em site da Justiça Eleitoral os recursos recebidos para a campanha. Nomes de doadores e o valor doado por cada um só precisam ser informados na prestação de contas final (apresentada até 30 dias depois do 2° turno, conforme item 4° do artigo 28 da lei 9.504).
comentário do blog: trata-se de ficção completa. Todos os partidos e candidatos podem esconder os dados e só divulgá-los depois da eleição sob o argumento de que as despesas e as receitas só foram consumadas depois.

Inflação – IBGE divulga índices de preços ao consumidor e índices da construção civil.

Indústria regional – IBGE divulga sua pesquisa mensal sobre o setor em âmbito regional.


Sábado (7.ago.2010)
Lula na Colômbia – segue incentivando o “deixa disso” e vai à posse do novo presidente colombiano, Juan Manuel Santos.

Dilma e Marina no Rio – a petista vai a evento da Cufa (Central Única das Favelas), na Cidade de Deus. A verde cumpre agenda fechada.

Dinheiro para o PSOL – no Ceará, Plínio de Arruda Sampaio promove jantar para arrecadar fundos para sua campanha. "O PSOL não aceita contribuições de multinacionais, bancos, grandes empresas, empreiteiras ou empresas envolvidas em contenciosos ambientais ou trabalhistas", informa o site do candidato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário