sábado, 28 de agosto de 2010

Presidente aponta geração de 14 milhões de empregos

Ipojuca (AE) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao porto de Suape, na região metropolitana do Recife, por volta das 16 horas. Ele visitou as obras de terraplenagem da refinaria Abreu e Lima, participou da cerimônia de pré-operação da unidade de fios de poliéster da Petroquímica Suape e inaugurou o gasoduto Pilar-Ipojuca. Em seu discurso, Lula disse que no seu governo foram criados mais de 14 milhões de empregos. “Digo isso com muito orgulho, porque cada operário, cada operária que eu abracei aqui em Suape me agradecia pelo emprego que tinha conseguido, para sustentar com dignidade a sua família”, afirmou presidente que começou o discurso lendo o texto preparado por sua assessoria, mas depois falou de improviso e empolgou a todos, sendo várias vezes muito aplaudido.


RICARDO STUCKERT/PRPresidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma, em Pernambuco, que está feliz com o tratamento do povoPresidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma, em Pernambuco, que está feliz com o tratamento do povo

“Vou ler o meu discurso, porque toda vez que eu falo de improviso, eu vou me empolgando, o tempo vai passando e demora muito. É sexta-feira, dia de tomar uma cervejinha, e eu não quero me alongar muito, para não tomar o tempo de vocês”, afirmou o presidente, no início da sua fala. Ele destacou os aspectos financeiros, econômicos e sociais da refinaria, da petroquímica e do gasoduto Pilar/Ipojuca.

Depois de ler o discurso, Lula voltou ao improviso e emocionou a todos quando disse que sabe o valor de ter um emprego de carteira assinada. “Eu já fiquei três meses desempregado e sei o quanto é duro querer comprar uma coisa e não poder, querer comprar um refrigerante, na hora do lanche, e não ter dinheiro”, afirmou o presidente.

Lula também se disse feliz com a forma com que o povo o trata na rua. “Ninguém me chama de excelência. É Lula, O trabalhador me abraça e agradecer pelo emprego que conseguiu. Isso é muito gratificante, porque eu sei o quanto é importante ter um emprego, para sustentar a família com dignidade, para comer um pouco melhor, para poder comprar uma roupa ou dar um presente ao filho ou a esposa”, acrescentou o presidente. “Nunca mais esse País vai gerar uma geração e meia de empregados, como gerou durante esses oito anos. Esse País hoje tem autoestima, as pessoas começaram a gostar do que é bom e passaram a ser mais exigentes”, observou o presidente.

Ele disse também que nos governos anteriores, os presidentes gostavam de dizer que primeiro tinha que fazer o bolo crescer para depois repartir com o povo, o governo acabava e ninguém via o bolo, ou só quem via eram os governantes e seus apadrinhados.

“Teve governante no Brasil que governou para um terço da população. Eu sempre achei que o presidente tem que governar para todos. Governar o Brasil é fazer como uma mãe faz. Ela pode ter cinco filhos, não importa, mas na hora que coloca todos na meda, ela divide a comida com todos”, contou. “Isso mudou, porque o Brasil agora é governado para todos”, afirmou Lula.

Lula destaca que Bolsa Família ajuda nos gastos com Educação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva contou ontem em Pernambuco a história de uma mãe que usa o dinheiro do Bolsa Família para ajudar na educação dos filhos. “Essa mãe me disse que antes do Bolsa Família ela só podia comprar um lápis de cor e partir no meio para dividi-lo com dois filhos. Agora, com o Bolsa Família ela compra uma caixa de lápis inteiro e ajuda na educação dos filhos”, relatou.

“Não é possível em 8 anos consertar os desmandos de 500 anos. O Brasil aprendeu, mudou e não quer mais retroceder”, disse o presidente em seu discurso. Segundo ele, o complexo petroquímico Suape, que entrou em operação, é a maior planta de poliéster da América Latina. “Só tem maior na China. Sua instalação é fundamental para a indústria têxtil do Brasil. Até março de 2011 as outras duas plantas entram em funcionamento e eu espero ser convidado para vim aqui mesmo não sendo mais presidente”, afirmou.

O presidente Lula descerrou a placa de inauguração do gasoduto Pilar-Ipojuca, sobrevoou o complexo de Suape e participou ainda da cerimônia alusiva ao pico de empregos na Refinaria Abreu e Lima. À noite, o presidente participaria de comício no Marco Zero do Recife, ao lado da candidata do PT à Presidência da República, ex-ministra Dilma Rousseff, e dos candidatos da Frente Popular de Pernambuco.

Esta foi a sexta visita do presidente a Pernambuco, em 2010. O retorno para Brasília estava marcado para as 23 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário