sexta-feira, 6 de agosto de 2010

RN comemora no sábado 509 anos

Amanhã, 7, o Rio Grande do Norte comemora 509 anos. Essa pelo menos é a data oficial estabelecida pela lei 7.831 de 31 de maio de 2000, de autoria do deputado Valério Mesquita, num reconhecimento e alusão ao marcante fato histórico que dá início à nossa história e estabelece o nascimento jurídico do país - a chantadura do Marco de Touros no dia 7 de agosto de 1501.

O Marco foi instalado nos limites dos atuais municípios de Touros e Pedra Grande, na praia dos marcos. Para marcar o aniversário do RN, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEEC), promove, hoje (6), a partir das 9h, na Praça da Bandeira, Centro Administrativo, uma programação comemorativa, que inclui apresentação de bandas de música e fanfarras formadas por alunos de escolas públicas, grupos de danças folclóricas, artistas locais e repentistas.

Na ocasião, o Governo do Estado também prestará uma homenagem às escolas estaduais do ensino fundamental e médio que atingiram a média nacional os exames de avaliação do IDEB e Enem/2009. A ideia é incentivar as escolas públicas a melhorem as médias de avaliação nos futuros exames realizados pelo INEP.  Ao todo, 25 escolas receberão premiação, sendo 12 de Natal e 13 do interior do Estado, entre elas a Escola Estadual Santos Dumont, que alcançou o segundo lugar, entre as escolas públicas do RN, no Enem.

A programação marca ainda, para o hall de entrada da Secretaria Estadual de Educação, a realização de exposições literárias de autores potiguares e obras de arte de artistas plásticos.

O marco

A frota de três caravelas lideradas por André Gonçalves e Gaspar de Lemos, que contava ainda com a presença do cosmógrafo Américo Vespúcio, chegou até o litoral de Touros, e no solo potiguar encravou o Marco de Posse da terra brasileira - símbolo oficial do domínio de Portugal. Feito em pedra lioz, o marco de Touros apresenta, no primeiro terço, a Cruz da Ordem de Cristo e, abaixo, as armas do rei de Portugal. Ele foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural.

2 comentários: