segunda-feira, 31 de março de 2014

Laboratório Regional de Caicó atesta que água disponibilizada pela CAERN em Acari atende aos requisitos legais

Coleta de amostras foi realizada pelo agente de endemias Laécio Baracho


O setor de Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Acari recebeu na última semana o relatório mensal referente a março que dispõe sobre a qualidade da água disponibilizada pela CAERN na cidade. No total, foram coletadas amostras de água tratada em 11 pontos, incluindo escolas, postos de saúde e pontos comerciais, e o resultado foi satisfatório.
A análise técnica da qualidade da água foi realizada pelo Laboratório Regional Dr. José Paulo Filgueira, localizado em Caicó. A instituição atestou que, do total de amostras, 72,72% atendem à legislação vigente. Apenas 03 amostras foram consideradas insatisfatórias, mas dizem respeito a torneiras de saída para ruas, cuja água não é utilizada para cozinhar ou para escovação dentária, por exemplo.
 
Em contato com o blog do Romeu, o chefe do escritório local da CAERN, Adelson Sebastião, expressou sua satisfação com o resultado, pois diante da seca e da situação volumétrica do Açude Gargalheiras, é natural que a água perca qualidade. No entanto, com os esforços da equipe local, o tratamento tem sido redobrado para garantir água à população dentro dos parâmetros legais.
VIGIÁGUA
A ação da Vigilância Sanitária de Acari atende aos requisitos do Programa VIGIÁGUA, que tem como objetivo garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente, para a promoção da saúde.
 
Para os próximos meses, a coordenadora do setor de Vigilância Sanitária, Isabel Cristina, planeja intensificar a análise abrangendo amostras de depósitos de água para consumo humano, como a tradicional "água de Natal", vendida na cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário