domingo, 25 de abril de 2010

Corrupção

        "Corrupção é o que existe de mais contrário ao bem comum e a coisa pública. Foi e é importante prestar atenção a responsabilidade que temos, pela corrupção política, praticada por gente eleita por nós."

           A Corrupção "cultural" expressa uma cultura forte em nosso país, que é a busca do privilégio pessoal somada a uma relação com o outro permeada pelo favor. Dissolve ou impede a criação de laços importantes. Mas não faz sistema, não tem estrutura, enquanto que, a corrupção política organiza-se sob a forma de um complô que visa desviar vultosas somas dos cofres publicos. Quem faz tudo isso não aparece, a não ser depois de investigações demoradas e interminaveis.
          Devemos combater os dois tipos de corrupção. A Corrupção enquanto cultura nos desmoraliza como povo, nos faz perder o empenho em cultivar valores éticos. Valorizar o laço social exige o fim da corrupção cultural, e isso só se consegue através da educação.
          A Corrupção secreta e organizada empobrece, causa sofrimento e mata, porque desvia o dinheiro que seria destinado a hospitais, a escolas, a segurança. Precisamos evitar que a necessária indignação com as microcorrupções "culturais" nos leve a ignorar a grande corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário