sexta-feira, 30 de abril de 2010

Grupo espanhol poderá investir em energias renováveis no RN

Executivos espanhóis da Assyce Group, empresa de engenharia, construção e comercialização de energias alternativas, visitaram o Estado durante esta semana com interesse em investir em energias renováveis, mais precisamente em energia solar, no Rio Grande do Norte.

A vinda do grupo ao Estado é resultado dos contatos mantidos pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Francisco Segundo de Paula, no início deste ano, quando visitou as instalações da empresa na Espanha. Durante o encontro o secretário Segundo de Paula destacou a importância do investimento no setor. “Energias renováveis são fontes de alternativas para o futuro e o Rio Grande do Norte possui características naturais propícias para isso, pois será auto-suficiente em energia em breve”, enfatiza.

O Grupo Assyce é uma empresa de engenharia, construção e comercialização de energia solar térmica, fotovoltaica e biomassa com projetos de operação, manutenção e gestão de ativos. De acordo com o diretor-fundador do grupo, Luis Garrido, “o interesse pelo Rio Grande do Norte se deu pela facilidade e hospitalidade com que o Governo do Estado recebe os empresários que querem investir. Além disso, o Estado também é rico em energia solar o que contribui para a instalação de uma fábrica”.

Ao longo desta semana o grupo de executivos também visitou o Centro Tecnológico do Gás (CTGas), conheceu os projetos em eficiência energética desenvolvidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(IFRN), onde firmou parceria para o projeto de construção de uma unidade demonstrativa que investigará o processo de energia solar no Rio Grande do Norte.

“A idéia do grupo é instalar uma indústria voltadas para placas de energia solar, mas precisamos de estudos que mostrem o potencial de energia térmica no Estado, por isso estamos firmando essas parcerias com as instituições”, explicou o diretor Luis Garrido.

Além da visita do grupo ao Estado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) articulou, também, as visitas feitas pelos executivos às instituições acadêmicas e ao Centro de Tecnologia do Gás – CTGAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário