terça-feira, 27 de abril de 2010

PM assina convênio com a Polícia Federal para prevenir e combater as drogas

O Comando da Polícia Militar e a Superintendência da Polícia Federal no RN assinam, no próximo dia 4 de maio, às 10h, no auditório da Polícia Federal, um protocolo de intenções visando a ampliação no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), na região metropolitana de Natal. A ampliação do projeto visa a atender todos os municípios da região metropolitana para a Copa do Mundo de 2014, uma vez que Natal é uma sedes da competição internacional.

“Esperamos preparar os nossos jovens para essa questão das drogas, e quem sabe até aproveitarmos alguns deles para que possam trabalhar conosco durante a Copa nessa política de prevenção”, disse o subcoordenador do projeto no Rio Grande do Norte, capitão PM Arthur Emílio Monteiro de Araújo.

O protocolo de intenções entre as duas instituições fortalece o Programa de Resistência às Drogas, criado pelo Governo do Estado, e agrega forças na luta contra a exclusão, a vulnerabilidade social, o consumo e o tráfico de drogas e contribui para a diminuição da violência, permitindo às famílias a convivência num ambiente pacífico e saudável, onde cada indivíduo possa exercer papel ativo de proteção por ele mesmo e por seus familiares através da informação.

Dentro desta parceria entre a Polícia Militar do RN e a Polícia Federal está prevista a aquisição de veículos, de forma a promover a viabilização das ações do projeto; confecção de material didático e camisetas; buscar conhecimentos, informações e experiências em outras unidades da federação para aplicabilidade nas ações; firmar protocolo de intenções com parceiros do projeto, municípios, que já implantaram ou desejam disseminar as ações do programa; capacitação dos atores, (líderes comunitários, técnicos, gestores e policiais); proporcionar capacitação às famílias para o enfrentamento das questões relacionadas à prevenção da violência intra-familiar e capacitar crianças, adolescentes e comunidade para a prevenção do uso indevido de drogas.

O Proerd foi implantado no Rio Grande do Norte em 2002 e já atendeu quase 100 mil alunos. O programa conta hoje com 70 instrutores habilitados, mas a PM espera que chegue a 95 até o fim do ano. Cada instrutor atende aproximadamente 500 crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 16 anos, na prevenção às drogas. “Nos últimos anos, o número de jovens atendidos vem tendo um aumento significativo. Ano passado esse número chegou a 30 mil”, afirmou capitão Arthur.

O Programa, através de suas aulas, ensina aos alunos, de forma cativante, descontraída, lúdica e por meio de diversas formas pedagógicas, técnicas voltadas para a resistência às pressões do cotidiano, provenientes da busca por tomar decisões e fazer escolhas semelhantes aos amigos, por pura necessidade de estar em grupo, e auxílio para que adquiram consciência da necessidade de dizerem “não” às drogas e à violência.

Atualmente, o programa atende aos municípios de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Tangará, São Tomé, Currais Novos, Cerro Corá, Acari, Cruzeta, Parelhas, Jardim do Seridó, Caicó, Guamaré, Martins e Arês. Bom Jesus, Macaíba e Extremoz serão os próximos e, até o ano que vem, Mossoró, Assú e Ipanguaçu serão atendidas pelo programa de combate às drogas

Nenhum comentário:

Postar um comentário