quinta-feira, 29 de abril de 2010

Estado de saúde de agricultor é bastante crítico

É crítico o estado de saúde de João Batista dos Santos, o Zé Melé, 70 anos, o último dos quatro agricultores contaminados por leptospirose em Cruzeta ainda internado no Hospital Giselda Trigueiro. Os demais já receberam alta.  O caso de Zé Melé é mais grave porque evoluiu para uma síndrome hepatorrenal com insuficiência renal grave, síndrome pulmonar e anemia hemolítica que provocou sangramento até pelos olhos do agricultor. Ontem, em coma, ele retornou para a máquina de hemodiálise.

Marcelo BarrosoJoão 
Batista dos Santos, 70 anos, encontra-se em comaJoão Batista dos Santos, 70 anos, encontra-se em coma
Contudo, o diretor médico do Hospital Giselda Trigueiro, Carlos Mosca, não quis fazer qualquer prognóstico sobre as chances de Zé Melé. “É um homem forte e a luta pela vida dele continua, estamos colocando todos os nossos especialistas nessa batalha”, afirmou.

O diretor médico do Giselda Trigueiro comentou, ainda, que um regime maior de chuvas na região de Cruzeta teria consequências catastróficas, já que a zoonose causada pela bactéria do tipo leptospira se reproduz na água, levando perigo real de contaminar outro mananciais interligados ao açude onde foram registrados os casos dos agricultores.

Ontem, a subcoordenadora de  Vigilância Ambiental, Aline Rocha, disse que nos próximos dois dias equipes do nível central da Sesap serão enviados para colher amostras de água do local e, se possível, capturar roedores para exames de laboratório.

“A ideia é investigar todas as possibilidades para desencadear um trabalho conjunto, inclusive, de conscientização dos moradores das proximidades para que não se sirvam daquelas águas”, acrescentou Aline Rocha.

Na última sexta, a reportagem da TRIBUNA constatou muitos focos de lixo, carcaças de animais domésticos e até fezes humanas nas proximidades da lagoa. Há também casas sendo construídas no local, aproximando ainda mais as pessoas do açude onde os agricultores se contaminaram.

No entorno da lagoa, um cinturão de charco concentrou atividades como o recolhimento de  capim para o gado e plantação de sorgo. A reportagem constatou ainda que os agricultores trabalham ali sem luvas ou qualquer outra proteção.

As leptospiras podem sobreviver no ambiente até semanas ou meses, dependendo das condições do ambiente (temperatura, umidade, lama ou águas de superfície). Mas são bactérias sensíveis aos desinfetantes comuns e a determinadas condições ambientais. Elas são rapidamente eliminadas por desinfetantes, como o hipoclorito de sódio, presente na água sanitária, e quando expostas à luz solar direta.

O diagnóstico e tratamento rápidos são fundamentais na cura dos doentes. Exatamente o que não aconteceu no caso de Zé Melé, que ao sentir os primeiros sintomas foi removido do Hospital de Cruzeta para o de Currais Novos e devolvido para Cruzeta sem um diagnóstico certo. Só depois que a família pagou exames laboratoriais é que se constatou a gravidade do caso e o agricultor foi removido às pressas para o Hospital Giselda Trigueiro, em Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário