terça-feira, 18 de maio de 2010

Demora das provas dos Correios prejudica candidatos

A indefinição de datas para as provas dos Correios é um banho de água fria nos candidatos inscritos – mais de 1 milhão em todo o país. No Rio Grande do Norte, só para o cargo de carteiro foram mais de 32 mil inscritos, sendo destes,14.541 para carteiro, 13.311 para atendente comercial e 3.247 para triagem e transbordo. Turmas de cursinhos preparatórios já concluíram as aulas e os inscritos continuam sem previsão de data para as provas.
Emanuel AmaralA ECT ainda está definindo a modalidade de seleção da empresa que 
ficará responsável pelo concursoA ECT ainda está definindo a modalidade de seleção da empresa que ficará responsável pelo concurso
Isso gera uma séria de prejuízos ao candidato, explica o diretor da IAP concursos, Aldo Rocha. Ele considera a situação “atípica” e explica que sem uma banca organizadora definida, é difícil direcionar os estudos para o tipo de prova a ser aplicada. Além disso, a demora faz com que os candidatos percam o foco no concurso e se voltem para outras provas que estão com datas fechadas para ocorrer.

“Na turma que abrimos em fevereiro e março, tivemos que estudar as questões de maneira genérica”. Por causa disso, ele diz que é possível que os alunos tenham que fazer outro preparatório quando a empresa organizadora for divulgada. “Muitos detalhes do que foi estudado na época, já foram esquecidos.

Essa indecisão influencia na credibilidade do concurso dos  Correios. Sem alternativa, vários alunos fizeram concursos da Caern e da Caixa Econômica Federal”, comenta. Isso quer dizer que o que foi  investido no passado termina não tendo retorno esperado. Aldo Rocha critica o posicionamento dos Correios. “Foi prejudicial também para a imagem da instituição, porque passa um ar de desorganização”, conclui.

O concurso é um dos mais esperados e os vencimentos variam de R$706,48 a R$3.108,37. Para o cargo de carteiro foram 561.546 inscritos, com maior número de candidatos em Minas Gerais (80.097) e no Rio de Janeiro (74.277). O edital foi publicado em dezembro de 2009, com as matérias previstas para as provas.

ECT

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE contatou a Gerência de Relacionamento Institucional da empresa de Correios e Telégrafos, em Brasília, e foi informada que a ECT ainda está definindo a modalidade de seleção da empresa que ficará responsável pelo concurso. Não há previsão ainda de quando esse processo será finalizado.

Concurso do IFRN será domingo

Mais de 14 mil pessoas fazem prova domingo (23) para cargos de professor e diversas funções de nível Técnico Administrativo do IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte). Em virtude da grande demanda de inscritos, o presidente da Comissão para o concurso público para professor, Auridan Araújo, orienta que os candidatos se informem sobre os locais de prova com antecedência.

O concurso vai acontecer nos campi do IFRN, no campus da UFRN e algumas escolas da cidade. “Às vezes, os próprios alunos da Universidade não sabem onde ficam alguns setores, por isso é importante ir antes para não perder tempo no dia da prova”, explicou. Segundo Auridan, era esperado um grande número de inscritos para os cargos de nível médio, mas para professor a demanda superou as expectativas.

“Por causa disso, nos reunimos sexta-feira passada e definimos uma logística bem complexa, porque será muita gente”. Ele lembra que os cartões de inscrição devem ser impressos pela internet, no site www.comperve.ufrn.br.  A expectativa da comissão que organiza o concurso é que o resultado seja divulgado no final de junho, e que os candidatos classificados tenham o nome homologado imediatamente, em virtude do período eleitoral, que inicia em 02 de julho.

“A convocação deve ocorrer no início do segundo semestre, vista nossa necessidade dessas pessoas no quadro efetivo”, adiantou. As maiores demandas  de professor são para as disciplinas de Didática, com 252 inscritos concorrendo a duas vagas, e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, com 106 pessoas para cada uma das duas vagas.

Em terceiro lugar está Química Inorgânica com 66 inscritos para uma vaga. Já no nível médio as maiores concorrências são para A maior concorrência se encontra para os cargos de Assistente em Administração, com 6.103 inscritos para 19 vagas, o que gera uma demanda de 321,21 por vagas, e ainda a função de Auxiliar de Administração, com um total de 5.048 para 06 vagas, o que dá uma demanda de 841,33 pessoas por vaga.

Serviço

Consurso público IFRN

Professor:
Dia 23 de maio (domingo)
A partir das 8h
Local de prova: disponível no site www.comperve.ufrn.br

Técnico-administrativo em educação:
Dia 23 de maio (domingo)
A partir das 14h
Local de prova: disponível no site www.comperve.ufrn.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário