quarta-feira, 5 de maio de 2010

RN não atinge metas de vacinação

Apesar da ampla divulgação e da prorrogação dos prazos, o Rio Grande do Norte ainda não conseguiu atingir todas as metas de vacinação contra o H1N1. O grupo com o melhor índice de imunização é o dos profissionais da saúde – que atingiu  100% - e das crianças entre seis meses e dois anos, que alcançou 99.94% (74.240 crianças) do público estimado.

Rodrigo SenaOs adultos com idade entre 20
 e 29 anos foram os mais faltosos. Apenas 62,40% dos jovens receberam a 
imunização contra a gripe AOs adultos com idade entre 20 e 29 anos foram os mais faltosos. Apenas 62,40% dos jovens receberam a imunização contra a gripe A.



















Na outra ponta da tabela estão as gestantes – foram vacinadas 29.479 mulheres, 52,56% da meta. A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) alerta que as gestantes não precisam ter medo porque a vacina não causa nenhum problema para ela nem para o bebê. Pelo contrário, o feto também adquire anticorpos contra a Gripe ª A Sesap orienta ainda que a única contraindicação da vacina é para aquelas pessoas alérgicas ao ovo.

Os adultos com idade entre 20 e 29 anos foram os que mais faltaram. Da meta correspondente a 606.442, foram vacinados no RN apenas 378.432, o equivalente a 62,40% dos jovens. “Tradicionalmente, os jovens são mais desligados para essa questão de vacina, mas é importante que eles se imunizem porque a incidência da doença em pessoas dessa faixa etária foi alta no ano passado”, alertou a coordenadora do Programa de Imunização da Sesap, Jeanny Guedes. De acordo com dados do Ministério da Saúde a taxa de incidência da Gripe A na população de 20 a 29 anos foi de 56 para 100 mil habitantes.

É só dar uma volta pelos postos de saúde da cidade para comprovar que a procura pela vacina H1N1 está baixa. Na unidade de Lagoa Seca, por exemplo, estão sendo aplicadas entre 40 e 50 doses por dia. “Aqui a procura está muito baixa, principalmente entre jovens e  gestantes. Em três dias da semana passada, apenas cinco pessoas entre 20 e 29 anos foram vacinadas e nenhuma gestante compareceu ao posto”, disse a técnica de enfermagem, Kívia Majara.

Na tarde de ontem, apenas uma pessoa – o aposentado José Wilson Pereira – procurou o posto para tomar a vacina. “Eu deveria ter tomado antes porque sou hipertenso, mas só pude vir agora. Antes tarde do que nunca”, brincou o aposentado. À população com idade entre 30 e 39 anos, a vacinação terá início no próximo dia 10 de maio e a meta do Ministério da Saúde é de que 459.090 compareçam aos postos de saúde.

Segundo a técnica da coordenação de imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Francisca Santos, a vacinação dos idosos está sendo feita desde o último dia 26, mas o Dia D da campanha será no próximo  sábado, 8 de maio, quando também acontecerá a vacinação contra a gripe comum.

Vale lembrar que quem perdeu o prazo poderá ser vacinado até o dia 7 de maio, com exceção das gestantes que podem ser vacinadas em qualquer período. “Se as metas não forem alcançadas, o Ministério da Saúde poderá prorrogar, novamente, o calendário de vacinação, mas ainda não está nada certo e pode não acontecer, por isso é importante que as pessoas tomem a vacina o quanto antes”, orientou  Francisca Santos.

Nova vacina está disponível nos postos

Desde o último sábado (1º de maio) todas as crianças menores de dois anos do Rio Grande do Norte podem receber, gratuitamente, a vacina pneumocócica 10-valente, que protege contra pneumonia pneumocócica, meningite, otite, sinusite e outras infecções causadas pela bactéria pneumococo.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Sesap, Jeanny Guedes, o Ministério da Saúde enviará ao Estado 19 mil doses mensalmente. “Neste primeiro mês, quando a vacina está sendo inserida no calendário, serão 30 mil doses. E nos meses seguintes, receberemos 19 mil doses regularmente, a cada mês”, explicou a coordenadora.

Com a oferta gratuita das doses, a meta do MS é vacinar seis milhões de crianças com menos de dois anos de idade em todo o Brasil.

Crianças precisam tomar duas doses para se prevenirem

Trinta dias depois de se vacinarem contra a gripe H1N1, crianças entre seis meses e dois anos devem tomar a segunda  dose para garantir a imunização.

No Rio Grande do Norte, essa é a faixa etária que apresenta o melhor índice de vacinação, 99,94% das 74.287 crianças foram vacinadas, mas para garantir a proteção contra a doença, pais e responsáveis devem ficar atentos para a aplicação da segunda dose da vacina. “É com essa segunda dose que acontece a soro conversão, o vírus se transforma em anticorpos – o que garante a imunização da criança”, explicou  a técnica da coordenação de imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Francisca Santos.

E  foi isso que a estudante Milana Costa fez. Na tarde de ontem ela levou o pequeno José, de onze meses, para tomar a segunda dose da vacina. “Não quero que ele pegue essa gripe. Na primeira dose ele teve uma reação, mas é melhor deixá-lo livre dessa doença”, disse a estudante.

Segundo a técnica de enfermagem da Unidade de Saúde São João, em Petrópolis, a procura pela segunda dose da vacina para as crianças está muito boa. “As mães estão procurando o posto sim, mas é claro que a quantidade de pessoas à procura da vacina diminui porque muita gente já se vacinou. Agora são mais os idosos  e as crianças”, disse Alexandra Uchoa.

Além de chamar o grupo para a segunda dose, o MS reforça a importância de manter as medidas de prevenção, como lavar sempre as mãos, evitar tocar boca e olhos, não compartilhar alimentos ou objetos e cobrir o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário