segunda-feira, 31 de maio de 2010

Potiguar é exemplo de perseverança

DivulgaçãoMarcos Macêdo vem chamando a 
atenção de grandes equipes brasileiras, como o Pinheiros/SP, Flamengo/RJ
 e Unisanta/SCMarcos Macêdo vem chamando a atenção de grandes equipes brasileiras, como o Pinheiros/SP, Flamengo/RJ e Unisanta/SC


É possível conciliar o esporte de alto rendimento com os estudos? É possível ter uma vida regrada e ao mesmo tempo não deixar de ir para festas e aproveitar outros momentos especiais da juventude? É possível fazer tudo isso e competir de igual para igual com grandes atletas sem ter os mesmos recursos? A resposta para essas perguntas é sim.

O nadador potiguar Marcos Macêdo é um exemplo claro disso. Nascido em uma família que prioriza os estudos, Macêdo sempre foi um aluno extremamente aplicado, daqueles que costumam tirar notas dez frequentemente. Isso seria uma característica normal, se ele também não fosse o único nadador da Seleção Brasileira que consegue conciliar tão bem os estudos e a natação.

Marcos esteve no último final de semana na Copa Latina de Natação, em Mar Del Plata, na Argentina, quando conseguiu o recorde da competição nos 50 metros borboleta e um ouro no revezamento 4 x 100 metros livres. O potiguar é caso único de atleta que leva vários livros na bagagem, para não deixar de lado a preparação para o sonhado vestibular de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O potiguar conta que, às vezes, é considerado como um louco pelos seus companheiros, pois enquanto todos estão descansado no intervalo entre as provas de uma competição, ele fica lendo diversos livros. “Às vezes chego a ser motivo de piadas das pessoas, porque estudo demais. Já consigo me concentrar em qualquer lugar, até mesmo na arquibancada de alguma competição. Sei que tenho que estudar muito”, conta o atleta que ficou muito próximo de ser aprovado em duas oportunidades.

Na natação o seu talento é tão grande ao ponto de despertar interesses de clubes como Pinheiros, Flamengo e Unisanta que não escondem o desejo de contar com o nadador potiguar em breve, mas ele continua treinando em Natal por causa do sonho de ser médico. Além disso, ele é o único da Seleção Brasileira que não treina na região de Sudeste e também o único que não conta com uma piscina olímpica para se preparar, já que treina no Colégio Neves em uma piscina de 25 metros. “Eu só vou para algum clube com a condição de conciliar estudo e trabalho. Tem algumas equipes que já veem a possibilidade de me darem uma bolsa em medicina junto com alguma universidade parceira. Aí sim, seria ótimo”, comentou Marcos Macêdo.

Atleta ainda tem tempo para diversão

Quando se comenta sobre o perfil do atleta Marcos Macêdo, pensa-se, algumas vezes, que o jovem de 20 anos apenas treina e estuda, não tendo o tempo livre para se divertir. Pelo contrário, o rapaz também costuma curtir as baladas, navegar nas mídias sociais, como Orkut, MSN e Twitter, além de outras aventuras que a juventude permite.

“O pessoal deve achar que sou daquelas pessoas que nunca saem de casa, ou que não sou sociável porque treino e estudo demais. Mas não sou assim, pelo menos não me considero (risos), pois quando eu tenho oportunidade também curto com os meus amigos, festas aqui e em outras cidades, além de estar sempre ligado nas novidades que aparecem. Não me considero tão desligado do mundo (risos)”, comenta o nadador.

Macêdo afirma que a única coisa que ele não faz é consumir produtos que atrapalhem o seu rendimento físico, como as bebidas. “Se sei que posso ir para as badalas sem prejudicar meus sonhos de ser médico e de ser campeão olímpico, eu curto mesmo. Só não sou de beber, fumar, essas coisas que atrapalham o corpo humano, pois sou um atleta. E acho também que ninguém deveria fazer isso, pois só faz mal”, comentou o atleta que inclusive é um aplicado comissário do Bloco Bicho no Carnatal.

O nadador Marcos Macêdo tem uma fórmula para que consiga aproveitar tudo que deseja sem grandes problemas. Ele faz uma planilha semanal em que define todos os horários da sua vida de uma forma muito regrada.

“Eu monto essa planilha e não a desobedeço por nada. É uma fórmula simples, eu calculo as horas que devo estudar, que devo treinar e que posso me divertir, junto com um fisiologista. Eu sempre sigo, pois sei que posso ter prejuízos se relaxar. Tenho hora contada para tudo, até para dormir. Nunca extrapolo”, comentou Marcos Macêdo, que faz tabelas no Excel para calcular tudo que ele deve fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário