quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Bandidos explodem caixa eletrônico

adriano abreuTracker usado pelos bandidos é encontrado em CajazeirasTracker usado pelos bandidos é encontrado em Cajazeiras



Uma nova tentativa de roubo do dinheiro de caixas eletrônicos utilizando explosivos foi registrada na madrugada de ontem. Desta vez, o crime ocorreu no terminal do Bradesco na cidade de Bom Jesus, a 46 quilômetros de Natal e, diferente do que houve em outras ações como essa, os bandidos não conseguiram levar o dinheiro do caixa. Segundo o sargento José Wilson da Silva, comandante do Destacamento da Polícia Militar local, a tentativa de roubo foi registrada por volta das 2h. O bando, composto por cerca de dez homens, teria chegado ao terminal logo depois que a PM terminou a ronda na área. “Fizemos patrulhamento até quase 1h da madrugada. Depois, fomos embora e ocorreu a explosão”, afirmou o sargento.
Depois que a PM terminou o patrulhamento, a área, segundo o sargento, continuou sendo “patrulhada” pelos vigias particulares que trabalharam nas ruas de Bom Jesus. Um deles, inclusive, teria visto a ação dos bandidos. “Ele afirmou que estava por perto e ouviu a explosão dentro do terminal. Quando chegou, ainda viu os integrantes da quadrilha, todos armados, se preparando para fugir. O bando teria utilizado dois veículos utilitários, sendo um deles um Ecosport, e mais uma moto”, afirmou o sargento.

O vigia, também de moto, ainda teria seguido os bandidos, mas foi surpreendido quando um deles sacou uma espingarda calibre 12 e atirou. Como não trabalha armado, o vigia desistiu da perseguição. “Ele não foi ferido e também não conseguiu identificar os bandidos. Disse que estavam todos encapuzados. Eles teriam fugido pela BR-226 em direção a Natal. Fizemos diligências, mas não conseguimos localizar ninguém”, afirmou o sargento.

Segundo o capitão Luiz Carlos, comandante do Batalhão de Santa Cruz, a 111 quilômetros de Natal, e que também participou de diligências na área, os bandidos não chegaram a levar o dinheiro. Apesar de danificado, o compartimento do caixa eletrônico onde são guardados os valores não foi aberto. A gerente do Bradesco, que pediu para não ter o nome divulgado, afirmou que não sabe o quanto havia no caixa no momento da tentativa de roubo, nem quando ele havia sido abastecido pela última vez.

Alguns moradores de Bom Jesus, no entanto, afirmam que o caixa deveria estar cheio, visto que segunda-feira foi dia de pagamento dos servidores da Prefeitura e da Câmara Municipal.

Carro é encontrado no distrito de Cajazeiras

No início da manhã de ontem, nem mesmo o Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep) havia chegado à cidade e uma prova que pode ser importante para a investigação foi localizada no distrito de Cajazeiras, município de Macaíba. Um utilitário modelo Tracker, verde, foi encontrado abandonado e a Polícia Civil acredita que ele foi utilizado na tentativa de assalto ao terminal do Bradesco.

O veículo havia sido tomado de assalto por volta das 11h30 de segunda-feira, em Cidade Satélite, zona Sul de Natal. O proprietário do veículo, Anísio Francisco de Lima Neto, contou que foi surpreendido quando chegava em casa, na companhia da filha e da mulher. “Foram dois homens armados que tomaram meu carro. Eles estavam de cara limpa (sem capuzes). Um era moreno claro, magro, e o outro branco, também magro. Um deles estava com o capacete de moto na mão. Levaram ainda R$ 200, mas em nenhum momento foram violentos ou ameaçaram a gente.”, contou Anísio Francisco, que entregou o veículo sem resistência.

O Tracker estava no acostamento da pista, aberto, com vários documentos das vítimas espalhados e com o pó do extintor de incêndio no banco do motorista e nas portas. “Essa é uma tática utilizada por alguns bandidos para evitar que sejam encontradas impressões digitais no veículo”, afirmou um dos agentes da PRF/RN que foi deslocado para o local até a chegada do proprietário do veículo e que o carro pudesse ser entregue – que acabou só saindo rebocado, visto que não estava dando partida.  Tanto policiais militares, quanto policiais civis que estiveram no local, acreditam que a Tracker tenha sido um dos veículos utilizados na tentativa de assalto em Bom Jesus. “Esses carros não são muito visados pelos assaltantes. Geralmente, quando são roubados, a intenção é praticar algum assalto”, contou um dos agentes da Polícia Civil – nome preservado.

A equipe da TN esteve nos dois locais. Mas não encontrou nenhuma perícia técnica. Apesar da tentativa de assalto ter sido às 2h da madrugada, às 8h30 da manhã, o Itep ainda não havia aparecido. O local, inclusive, nem isolado pela PM estava.   Segundo o sargento José Wilson, em Bom Jesus o efetivo, atualmente, é de cinco PMs. “São seis, mas um está de férias e ficamos revesando esse número.

Casos semelhantes

O “modus operandi” usado pela quadrilha que tentou assaltar o terminal do Bradesco de Bom Jesus é o mesmo do utilizado em crimes praticados em Lagoa Salgada e Extremoz. A diferença é que nas duas primeiras ações – registradas nos dias 9 e de 12 de novembro, respectivamente – o bando, composto também por cerca de dez homens, que portavam armas de grosso calibre e agiam de madrugada, conseguiu levar o dinheiro dos caixas eletrônicos. Em nenhum dos dois casos, o Bradesco, que foi a “vítima”, divulgou o quanto foi roubado na ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário