sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Dilma anuncia mais três ministros

divulgaçãoFernando Haddad será preservado na EducaçãoFernando Haddad será preservado na Educação


 
A presidenta eleita, Dilma Rousseff, anunciou ontem, por meio de nota, três novos nomes do seu ministério. Ela confirmou a permanência de Fernando Haddad no Ministério da Educação; Izabella Teixeira no Ministério do Meio Ambiente; e Carlos Lupi no Ministério do Trabalho e Emprego. Com isso, já são 23 ministros anunciados até agora, faltando ainda 14 indicações.

Hoje, Dilma deve dar prosseguimento às reuniões para definição de seu ministério, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, onde funciona o governo de transição. Todos os anunciados ontem são ministros que permanecem nos cargos. Em nota, a assessoria de Dilma informou que ela considera que os três ministros “têm dado e continuarão a dar importante contribuição para o desenvolvimento do país”.

Outros ministros

Na quarta-feira (08), foram anunciados Nelson Jobim, que permanece na Defesa; Antonio Patriota, que substituirá Celso Amorim em Relações Exteriores; o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), em final de mandato, foi contemplado com a pasta da Ciência e Tecnologia; e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) assumirá o ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Na última quarta-feira (8), foram anunciados dez ministros, sendo três deles do PT: a senadora e líder do partido no Congresso Ideli Salvatti (SC), que será a ministra da Pesca e Aquicultura; a deputada federal Maria do Rosário (RS), que assume a pasta de Direitos Humanos da Presidência; e o atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo (PR), que fica com a pasta de Comunicações. A jornalista Helena Chagas, que fez parte da campanha de Dilma e não tem filiação partidária, irá para a secretaria de Comunicação Social.

Do PMDB, partido do vice-presidente eleito, Michel Temer (SP), são cinco escolhidos: o senador Garibaldi Alves Filho (RN) confirmado para a Previdência Social; o senador Edison Lobão (MA) em Minas e Energia; o deputado federal Pedro Novais (MA) para Turismo; o ex-deputado Wagner Rossi (SP) permanece no Ministério da Agricultura; e o ex-governador do Rio de Janeiro e vice-presidente de Fundos e Loterias da Caixa Econômica Federal, Moreira Franco (RJ), ficará com a Secretaria de Assuntos Estratégicos. Já o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) volta ao comando dos Transportes.

Na última sexta-feira (3), já tinham sido divulgados os nomes de Antonio Palocci para ocupar a Casa Civil, José Eduardo Cardozo para a pasta da Justiça e Gilberto Carvalho para a Secretaria-Geral da Presidência.

E no último dia 24, saíram oficialmente os nomes da nova equipe econômica: Guido Mantega, que permaneceu na Fazenda, a coordenadora do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Miriam Belchior para o Planejamento e o diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, Alexandre Tombini, foi indicado para o Banco Central. O nome dele já foi aprovado pelo Senado.

Presidenta deve anunciar ex-prefeita para Esportes

A presidenta eleita Dilma Rousseff deve anunciar hoje o nome da ex-prefeita de Olinda e deputada federal Luciana Santos (PC do B) para o ministério do Esporte. Definida a cota do PC do B, a prioridade é fechar um acordo com o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Como o deputado Ciro Gomes voltou à cena pedindo um dos dois ministérios reservados para o partido, o PSB quer mais um para apaziguar a bancada na Câmara.

Ontem, Dilma anunciou mais três ministros. Decidiu manter Carlos Lupi (PDT) no Ministério do Trabalho e Isabella Teixeira, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedira, à frente do Meio Ambiente. Outro que foi confirmado no posto é Fernando Hadad, que seguirá na Educação. Com estas definições, somam 23 os novos ministros anunciados, em um total de 37 ministérios.

Em conversa com a presidenta na Granja do Torto ontem, a cúpula do PC do B reivindicou a manutenção do ministro Orlando Silva, mas Dilma comunicou ao partido que não seria possível porque ela precisa da pasta para ajudar a compor a cota de mulheres no Ministério.

Um dirigente comunista que acompanha as negociações adianta que, no momento em que Dilma comunicar oficialmente a escolha de Luciana, o partido fará a ponderação de que a experiência de Orlando Silva - ele está no Esporte há oito anos, como secretário-executivo e ministro - deve ser aproveitada. Afinal, o ministério terá que organizar os cinco maiores eventos esportivos do planeta até 2016.

Setores do partido estão preocupados com o desempenho da legenda. Dizem que “caíram no colo do PC do B” a organização das Olimpíadas e dos Jogos Paraolímpicos, de grande complexidade. Isto, sem falar nas Copas América e das Confederações, que precedem a Copa do Mundo de Futebol.

Não que os comunistas considerem que Luciana não tenha qualificação, ela foi reeleita na prefeitura de Olinda e também participou do governo Eduardo Campos, à frente da secretaria de Ciência e Tecnologia. Como o PC do B opera em sintonia com o PSB, a escolha de Luciana deve agradar aos dois partidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário