quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Governo do RN suspende pagamento a fornecedores


Segundo o secretário Nelson Tavares, governo priorizou compromissos com a Saúde e o salário do funcionalismo.


Sem caixa para quitar as dívidas, o governador Iberê Ferrreira de Souza (PSB) está cancelando os empenhos de pagamento aos fornecedores e profissionais liberais que já prestaram serviço ao governo. O secretário estadual de Planejamento e Finanças, Nelson Tavares, admitiu, ontem, em entrevista ao Diário de Natal, que a medida foi tomada devido à falta de recursos para quitar os débitos.

Segundo Tavares, a situação financeira delicada obrigou o governo a definir prioridades para a quitação de dívidas. "Não havia recursos para pagar a todos os empenhos. Então, diante dessa dificuldade, o governo decidiu priorizar o pagamento das despesas na Saúde e o depósito do salário dos funcionários públicos estaduais", justificou o secretário.

Questionado sobre os débitos que ficarão para a administração da governadora eleita Rosalba Ciarlini (DEM), o secretário confirmou que os empenhos cancelados serão cobrados à próxima gestora. "Ogoverno seguinte poderá quitar as dívidas dos empenhos que foram cancelados", frisou.

Os membros da equipe de transição nomeada pela futura governadora observam os últimos atos do governo Iberê com preocupação. O futuro secretário estadual de Planejamento e Finanças, o engenheiro Obery Rodrigues, coordenador da equipe de transição, disse que o cancelamento do empenho de dívidas ocorre há alguns meses. "Eles já vinham cancelando antes. O que ocorreu, nesta última semana, foi uma aceleração desses cancelamentos. Isso é muito preocupante, pois as dívidas ficarão para o futuro governo", declarou Obery.

De acordo com Rodrigues, os empenhos cancelados atingem todas as áreas. "Pelo que tenho acompanhado, na equipe de transição, isso vem ocorrendo em todas as áreas da administração. Mas, nesse momento, ainda não temos ideia do número total de dívidas dessa natureza que iremos receber. O caso mais grave foi o dos fornecedores de alimentos aos presídios", avaliou. Prestes a assumir a pasta de Planejamento, Obery prometeu fazer um cronograma para o pagamento dos empenhos cancelados pela gestão atual. "Vamos fazer um balanço, por órgão, para identificar todas as contas, verificar a legalidade de cada débito, e estabelecer uma ordem de pagamento das dívidas, de acordo com a urgência do serviço", finalizou o engenheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário