sábado, 15 de janeiro de 2011

Acesso a notas do Enem falha

Estudantes que conseguiram ver a pontuação reclamaram da ausência das notas do segundo dia de prova
São Paulo. Pelo segundo ano, o sistema de divulgação de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Internet falhou. Por volta das 22 horas da última quinta-feira, os resultados foram disponibilizados, mas parte dos estudantes não conseguiu acessá-los porque a senha aparecia como inválida. Muitos dos que tiveram acesso relataram que as notas do segundo dia de prova não foram informadas e a redação foi anulada.

As mesmas dificuldades aconteceram no ano passado, quando o Enem passou, pela primeira vez, a ser usado como principal nota de ingresso em muitas universidades federais. Na época, os problemas se estenderam para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - site no qual o aluno entra com sua nota do Enem e se candidata a uma vaga universitária. Na ocasião, houve dificuldades de acesso, mensagens de erro e perdas de conexão.

Alunos de todo o País não conseguiram completar a inscrição no site criado pelo Ministério da Educação (MEC), mesmo após oito horas de tentativas. Neste ano, as inscrições no Sisu começam no próximo domingo e os alunos temem que os problemas se repitam.

A vestibulanda de Direito Monalisa Helena Vasconcelos, de 22 anos, que quer entrar na Universidade Federal do Ceará (UFC) entrou em contato pelo 0800 do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) e abriu uma reclamação, que, segundo a atendente, não tem prazo para resposta. "E como eu fico, se preciso de minhas notas no domingo para acessar o Sisu?", questiona.

A gaúcha Giovana Sartori, de 17 anos, promete mover ação na Justiça. Candidata a uma vaga em Medicina na Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul (UFRGS), a estudante conta que foi a última a deixar a sala. "Até assinei a ata, porque saí com mais duas pessoas, e o Inep sugere que eu nem fui fazer as provas?", reclama.

Explicação
O MEC afirmou, ontem, que o problema de acesso "não foi geral". Segundo a pasta, 700 mil pessoas tinham acessado as notas ontem - no total, 3,5 milhões de estudantes prestaram o exame. Sobre a lentidão da central telefônica, o ministério explicou que houve uma procura elevada pelo serviço.

Sobre a ausência de notas, o MEC informou que aconteceu porque os candidatos não marcaram a cor do caderno no cartão de respostas ou marcaram duas opções, anulando seus cartões. São usadas quatro cores de prova. De acordo com o Ministério da Educação, isso implica que a prova do vestibulando, o que inclui a redação, não foi corrigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário