segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

SiSU divulga notas de corte dos cursos

Com informação, estudante pode saber em quais cursos terá mais chances de ser aprovado com o seu desempenho no Enem

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) divulgou em seu site nesta segunda-feira as notas de corte de todos os cursos das 83 instituições de ensino superior públicas que utilizaram a ferramenta para selecionar estudantes. O sistema, criado pelo Ministério da Educação (MEC), distribui 83.215 vagas, em 83 instituições públicas, a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Com esta informação, somada ao boletim de desempenho no Enem, os estudantes podem saber em quais cursos têm chances de aprovação. O sistema disponibiliza também a relação candidato/vaga (determinada pelas inscrições realizadas no dia anterior), notas de corte para as políticas afirmativas (cotas) e as maiores notas alcançadas pelos candidatos concorrentes. A nota de corte dos cursos considera o peso atribuído a cada uma das provas do Enem pelo curso ou pela instituição.
Durante o período de inscrições, que começou no domingo (16) de madrugada e irá até as 23h59 do dia 18, as opções de curso podem ser alteradas. Nesta segunda e na terça-feira (18), o sistema divulgará as notas de corte de cada curso para que os estudantes tenham mais chance de aprovação. Depois disso, não. Por isso, os candidatos precisam estar atentos aos últimos registros salvos no sistema.
Para se inscrever, o estudante dever entrar no site do SiSU (sisu.mec.gov.br/index.html) e informar o número de inscrição e senha no Enem 2010 para preencher o formulário. Quem não souber a senha, pode recuperá-la pelo site do Enem (www.enem.inep.gov.br). É preciso observar se o curso pretendido oferece cotas para afro-descendentes ou egressos de escolas públicas, por exemplo, e escolher a que tipo de vaga quer concorrer.
Para participar, o critério essencial é ter feito o Enem 2010 e não ter zerado nenhuma das provas. Nenhuma taxa é cobrada do candidato.

Lentidão
No primeiro dia de inscrições, o sistema apresentou problemas durante todo o dia. Segundo o Ministério da Educação, a lentidão do sistema – e em alguns momentos a total inacessibilidade – se deve à elevada audiência. Desde as 18h do domingo, segundo a assessoria de imprensa do MEC, são realizadas de 350 a 400 inscrições por minuto e o site se estabilizou. Os estudantes, no entanto, relatam que continuam enfrentando dificuldades para finalizar o processo na noite de domingo.
Pelas redes sociais, como o Twitter, Facebook e Orkut, ou em notícias publicadas pelo iG Educação, estudantes relatam que não conseguem acessar o portal ou ir até o fim nas etapas necessárias para concorrer a uma das 83.215 vagas, distribuídas em 39 universidades federais, cinco estaduais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ligada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Twitter, muitos já apelidaram o site de “Sistema Impossível de Ser Utilizado”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário