quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Ministro e secretários de saúde definem linhas de ação contra dengue

A preocupação da Secretaria Estadual de Saúde é com os possíveis casos graves provocados por uma epidemia de dengue. O Rio Grande do Norte foi classificado pelo Ministério da Saúde como estado com “risco alto” de epidemia e, de acordo com o secretário estadual Domício Arruda, é justamente no tratamento dos casos mais graves onde há maior deficiência no RN.

O titular da pasta se encontra nesse momento em Brasília e participará durante a tarde de uma reunião com o ministro Alexandre Padilha e secretários de mais 15 estados para definir linhas de ação contra a doença. O Ministério da Saúde deverá indicar também como será o financiamento do combate à epidemia iminente.

“Dengue deve ser tratada como duas doenças. Uma é a leve, onde o paciente fica em casa repousando, e a outra é a grave, hemorrágica, onde é preciso leito de UTI para tratar o paciente”, explica Domício. Como se sabe, há um grave déficit de leitos de UTI no RN, a exemplo do que acontece em outros estados. “Precisamos tentar garantir que haverá onde internar as pessoas que contraiam formas graves”, encerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário