terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Em 2 dias, mais chuva que o triplo do previsto para o mês

A cena é repetitiva, mas a cada chuva em Natal, as mesmas áreas são alagadas, resultado, na maioria das vezes, do acúmulo de lixo nas galerias pluviais. A força da água somada à sujeira fez transbordar as lagoas de captação inundando ruas e casas. É assim a situação de bairros como Cidade Satélite, Nova Parnamirim, Pirangi, Jiqui, Candelária, Ribeira, e parte da Zona Norte de Natal. Além das inundações, os 150mm de chuva que caíram no final de semana na capital abriram uma cratera na Rua Trairí, parte do asfalto da BR-101 cedeu, no sentido Parnamirim Natal, assoreando o Rio Pitimbu, e a força da chuva ainda alagou o Teatro Alberto Maranhão. Também houve pelo menos uma morte, registrada no Alecrim (leia matéria na página 9). Os estragos não resumiram-se à capital. Em Tangará, um homem foi arrastado por 10km pela enxurrada, mas sobreviveu (leia na página 10).

Buraco cobriu grande parte da rodovia no sentido Parnamirim - Natal Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
 

No sábado e domingo, choveu o triplo do que estava sendo esperado para todo o mês de janeiro, que era de 58mm. De acordo com o metereologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) Gilmar Bistrot, a previsão é de que, nos próximos dias, o tempo continue nublado em toda cidade com a presença de pancadas de chuva no decorrer do dia.

De acordo com o metereologista da Emparn, a forte intensidade de chuvas é resultado da presença das ondas de convergência intertropical que têm provocado a chegada de grandes nuvens de chuvas do oceano, para o nosso estado. Em Natal, a previsão é que ocorra uma mínima de 23 graus e máxima de 28. Já no interior do estado, os termômetros podem alcançar a mínima de 26 e a máxima de 33.

O dia de ontem começou com um engarrafamento de pelo menos 8km na BR-101, no sentido Parnamirim - Natal, na altura do retorno para o bairro Cidade Satélite. Durante a madrugada parte do asfalto cedeu e assoreou o fluxo do Rio Pitimbu. A situação no local é de risco, visto que a pista permanece com rachaduras e a expectativa é de chuva para os próximos dias. Nooutro lado cresce a vazão do rio para os lados. Segundo o coronel do Exército, Paulo Sérgio, para a execução das obras nesse trecho será necessário interditar a pista toda. Para isso, um desvio será criado, o que possibilitará aos motoristas deslocarem-se nos dois sentido usando apenas a via Natal - Parnamirim.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as obras de recuperação da BR 101 devem durar de 10 a 15 dias, se não chover neste período. Os trabalhos foram iniciados com a construção do desvio onde o condutor passará para a outra pista, que será mão dupla. O Exército será o responsável pela execução das obras e na tarde de ontem eles já conseguiram desobstruir o curso do Rio Pitimbu, afastando o risco de inundação no local. Durante todo o período de obras a pista da BR-101 sentido Parnamirim-Natal ficará interditada e o tráfego será em mão dupla na outra pista. O Inspetor Galvão, da Polícia Rodoviária Federal, que organizava o trânsito no local, indicou duas rotas alternativas para os motoristas: a estrada de Cajupiranga que liga Pium à Maria Lacerda, e a BR 226 que liga Macaíba ao bairro de Felipe Camarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário